quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Independência dependente



Milhões de pessoas reunidas assistindo uma exibição, onde grupos marcham ao ritmo de tambores e apitos, todos vestindo uniformes, distribuídos em blocos, seguindo enormes veículos, exibindo sua impecável e poderosa imponência, e tudo isso sendo transmitido pela televisão sempre com apoio  do governo…
 
Na Corea do Norte, isso se chama Parada Militar. No Brasil, Carnaval.
 
Mas muitos não enxergam assim, talvez pq sempre foram ensinados a pensar que isso é a essência da cultura brasileira, um pedra fundamental q já é colocada no brasileiro ainda no ventre da mãe, e logo qdo este entra para sua primeira escolinha, lá vai ele, feliz no dia 7 de setembro, marchando junto com os outros coleguinhas seguindo a fanfarra da escola onde geralmente os mais velhos tocam os tambores e os instrumentos de sopro…e assim, passam-se os anos e sua meta é fazer parte da fanfarra da escola para no dia 7 de setembro, encher de orgulho os pais, pois agora ele também bate no couro do tabor…mesmo sem entender direito o pq eles "escolheram" esse dia 7 de setembro.
 
E assim começa-se a criar mais um brasileiro…amante da cultura nacional, do futebol, do carnaval, do samba e sobre tudo um brasileiro que nao desiste nunca (gracas a propanganda), bate no peito e diz eu amo meu país…
 
Coitado!
 
Pessoas passam o ano inteiro enfiadas em "academias da beleza" para exibir um corpo aceitável no verão, dentro dos padrões atuais de beleza…e essa é sua vida…Fato histórico, no séc. 13 pessoas com 10, 15 ou 20 kg a mais (do que seria seu peso ideal nos dias de hoje) eram consideradas pessoas atraentes, desejáveis por todos…pois eram sinônimos de fartura, estabilidade, riqueza…hoje elas são só consideradas gordas..e é claro, sempre no modo pejorativo…pois ser gordo não deveria ser ruim nem bom….deveria ser simplesmente gordo!
 
Mas novamente, graças ao advento da tecnologia e a eficácia da massificação cultural e dos (endeusados) padrões, ele não percebe isso e segue sua vida, engolindo conceitos morais que mostram a ele oq é certo fazer, em que acreditar e como ser um bom cidadão...sempre determinado a cumprir oq seus pais (q tbm são cidadãos) o ensinou, estudando muito, para ter uma vida boa, uma esposa linda, e uma família "perfeita" e aí morrer…
 
Mas nunca ninguém o perguntou: O que vc quer fazer da SUA vida?
 
De qualquer forma, agora depois de tantos anos amando o Carnaval, o seu time do coração, o Ayrton Senna, acreditando q foi um brasileiro quem inventou o avião, enfim, o folclore nacional, sendo um cristão que segue as coisas "normais" que se "deve" fazer numa sociedade, ele já tem certeza do q quer….exatamente oq todos os outros querem…e o principal, oq a minoria controladora impôs a ele, e infelizmente, ele engoliu…e assim, ele é mais um.
 
E não é assim somente no Brasil, acredito que todos os países tentam controlar seus rebanhos dessa forma, entretanto cabe a cada ser humano entender até onde é preciso ser um cidadão. Até onde é importante levar a sério os conceitos morais que se seguem sem ao menos entender o pq seguir.
 
O ser humano natural puro, vive pra ele mesmo. Ele é a própria unidade, o todo, dependente simplesmeste dele e de sua vontade.
 
O cidadão é uma fração cujo seu valor depende do seu denominador; seu valor depende do todo, esse é o fundamento da comunidade. Uma boa instituição social, é aquela que melhor consegue fazer cidadãos, que trocam independência por dependência, fazendo prevalecer o todo e não mais ELE como indivíduo….sendo assim ele acredita q a vida "democrática" da sua sociedade está em paz, e ele briga por esta estabilidade de sua comunidade.
 
"O cidadao de Roma nao era Caius nem Lucius, ele era romano. Ele sempre amou seu país mais doq sua vida." Escreveu, J.J. Rosseau, escrito em 1762 e baseada em suas ideias e de outros iluministas da época, uma das maiores revoluções do mundo aconteceu…
 
Gostaria que um dia isso fosse tão fácil de entender qto é entender a idéia de defender a cultura de um local, ou de levantar a bandeira de um país…Você é o mais importante antes de tudo isso!
 
Vc determina o meio em que vive, nao o meio determina a sua vida! Leve isso a sério!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário